Páginas

The Inner Light - Geroge Harrison - Tradução e História


"The Inner Light" é uma canção escrita por George Harrison e gravada pelos Beatles. Foi a primeira canção de George a entrar em um single dos Beatles
A gravação também está disponível em álbuns de compilação dos Beatles, como Past Masters, Volume Two. Na gravação, George executa o vocal principal e John Lennon e Paul McCartney realizam o vocal de apoio. A parte instrumental foi gravada em Bombaim, na Índia, com vários músicos indianos utilizando instrumentos locais. A letra da canção foi inspirada no poema "The Inner Light" do Tao Te Ching, por sugestão de Juan Mascaró, professor de sânscrito de Cambridge
O Tao Te Ching ou Dao de Jing, comumente traduzido como O Livro do Caminho e da Virtude, é uma das mais conhecidas e importantes obras da literatura da China. Foi escrito entre 350 e 250 a.C. Sua autoria é, tradicionalmente, atribuída a Lao Tzi ("Velho Mestre"), porém a maioria dos estudiosos atuais acredita que Lao Tzi nunca existiu e que a obra é, na verdade, uma reunião de provérbios pertencentes a uma tradição oral coletiva versando sobre o tao (a "realidade última" do universo) . A obra inspirou o surgimento de diversas religiões e filosofias, em especial o taoismo e o budismo chan (e sua versão japonesa, o zen).

TRADUÇÃO

A Luz Interior

Sem sair da minha porta
Eu posso conhecer todas as coisas do mundo
Sem olhar pela minha janela
Eu posso saber todos os caminhos do paraíso

O mais distante viaja, O inferior sabe
O inferior realmente sabe

Sem sair da sua porta
Você pode conhecer todas as coisas do mundo
Sem olhar pela sua janela
Você pode conhecer todos os caminhos do paraíso

O mais distante viaja, O inferior sabe
O inferior realmente sabe

Volte sem ter que viajar
Veja tudo sem ter que olhar
Faça tudo sem ter que fazer

A psicologia da auto-imagem


Webster define sucesso como uma aquisição satisfatória de alguma coisa que estejamos procurando. Sucesso verdadeiro e verdadeira felicidade devem caminhar juntos e dependem um do outro. O homem jamais será feliz a menos que esteja agindo de acordo com seus ideais interiores. Ele é um lutador. É uma luta criadora, por um objetivo importante, que seja resultado de um sentimento íntimo, de uma necessidade a mais profunda, de talentos e aspirações sinceras, só poderá obter êxito e trazer sucesso se o homem estiver agindo exatamente como deve. 

Atire-se um homem no fundo de uma piscina e ele poderá aprender a nadar. Mas a mesma experiência poderá fazer com que ele se afogue. O resultado da experiência vai depender do professor. Assim, no nosso caso o professor somos nós mesmos. Só aprendemos a nos conduzir bem se obtivermos êxito. Para isso, é necessário conhecermos o conceito de auto-imagem. 

Há dois velhos conceitos que dizem: um, que "o hábito faz o monge"; o outro, que "o homem vale pelo que é". O conceito da auto-imagem está dentro dos dois axiomas. 

A auto-imagem é a chave da personalidade e da conduta humana. Ela determina as fronteiras da capacidade individual. Define o que se deve e o que se não deve fazer. 

O desenvolvimento de uma auto-imagem adequada e realista, sem pruridos fantasiosos, imbuirá o indivíduo de capacidades novas, de talentos até então obscurecidos, e transformará o que até então havia sido falha e erro.